Maria Cleonide Santos
3ª Edição - Sergipe
O Professor Ron Clark, deixa uma vida profissional estável e de sucesso para ir ao encontro de uma nova realidade, demonstrando desde o início do filme as características de um professor: ser educador, ser sempre curioso, ser aprendiz.
O primeiro problema encontrado pelo professor foi como manter-se? – Assim precisou de um outro emprego. O segundo problema foi conseguir uma vaga como professor; depois consegui convencer o diretor que tinha competência para lecionar em uma turma com dificuldades de aprendizagem e por último como começar e manter um processo de ensino-aprendizagem com uma turma desmotivada. E assim o professor consegue alcançar os seus objetivos a cada novo desafio.
Diante de uma Instituição não participativa, em um bairro com alto índice de violência, em sua maioria negra e variáveis níveis culturais, um diretor tradicional que se preocupava com as notas de exame e sem colaboração dos professores; ele começa fazendo uma avaliação diagnóstica; sempre otimista, visitou os pais dos alunos conhecendo assim o meio social e familiar de cada aluno, constatando que a família também não tinha motivação em uma relação interpessoal.
No primeiro dia de aula apresentou a classe algumas regras em uma tentativa de inserir normas e valores, mas sem sucesso! Continuou a impor as suas regras apontando que haveria consequências para eles se não as cumprisse e mais uma vez a resposta dos alunos foi negativa, percebe-se que o professor utilizou-se de uma pedagogia tradicional e a resposta foi a indiferença.
Ele continua no dia seguinte com uma aula normal, mas já observando e conhecendo as competências e habilidades de cada aluno. Diante disso começa a utilizar a teoria behaviorista, condicionando o comportamento do aluno mediante suas regras e dando-lhes elogios, quando executado. Mas os alunos reagiram negativamente vandalizando a sala de aula, destruindo todo material pedagógico em sala.
O professor passa a noite preparando um novo material didático para a sala e alunos; continua impondo as suas regras. Mas, desta vez utilizando-se do diagnóstico, começou a investir na relação de interação professor-aluno, com base na troca de saberes (ensino-aprendizagem) desta forma identificou uma aluna como líder inata, propôs uma interação em seu ambiente e assim ganhando sua confiança e de todos, sempre valorizando as habilidades dos alunos pontualmente. Denota-se o uso de MA, ME em relação às atividades, com motivação intrínseca, estímulo à autoestima e autoconhecimento, valorização social, aqui ele passa a utilizar uma metodologia mais empírica e construtivista; na verdade, ele o professor passa também por um processo de aprendizagem e de busca por um método que fosse aplicável e garantisse o sucesso, ou seja, a construção da aprendizagem através do conhecimento do cognitivo, desta forma ele perpassa por vários métodos até que finalmente consegue uma resposta positiva dos alunos.
Através da interação da relação professor-aluno ele conseguiu a mudança de comportamento; sendo um agente de transformação ele: incentivou, inovou, foi criativo, amigo e compreensivo tendo como resposta dos alunos o desenvolvimento: da sensibilidade, pensamento crítico e responsabilidade pessoal.
Após várias tentativas de erros e acertos, ensino e aprendizagem o comportamento foi adequado em relação aos sistemas motivacionais: individualista, competitiva e cooperativa. Os alunos conseguem ter motivos que os incentivam a aprender e alcançar os seus objetivos tendo uma resposta positiva na avaliação final o tão temido “exame nacional”.
Desta forma o professor Ron Clark, conseguiu adotar um método eficiente para aquele contexto e assim atingindo também a sua meta que era manter o processo de ensino aprendizagem, na construção do sujeito autônomo e consciente do seu papel na sociedade.
* Análise descritiva: com base nos conhecimentos sobre “Aprendizagem”,
do filme “O triunfo”
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